RESENHA VIDEO CELEBRA O DA VIDA
Disciplina: Antropologia e Sociologia
Aluna: Krissia Da Silva Maciel
PALMAS - 2015
ÁFRICA EXÓTICA – TRADIÇÕES
Antropologia – Resenha
Respostas:
1. No período do século XIX o evolucionismo, defendia ideias principais por os sociólogos da época Edward Tylor, Lewis Morgan e James Frazer, é explicado de algumas formas:
- A linha de evolução onde a tribo permanece no estado de selvageria e barbárie, mantendo todos os rituais como manifestação de cultura que o povo Krakobite desenvolveu ao longo do tempo, desconhece a cultura musical, a organização social e a cultura de respeito de seus líderes e anciãos.
- O caráter historiográfico não admite a aculturação do povo, por não ter passado nesses estágios, portanto ainda não chegou ao a fase de civilização.
- Por consequência e por estar na forma primitiva, não evoluiu para uma sociedade organizada, onde existe regras, e não submetidas as normas, mantendo assim os seus modos, costumes e tradições tribais.
2. No modo funcionalista foram feitos os estudos a campo, defendida por Branislaw Malinowski e Alfred Radcliffe Brow, que servem como base em suas análises.
No tipo de método usado não é feito o estudo apenas de gabinete através de informações de terceiros, mas de pesquisas onde o Branislaw desenvolve sua própria metodologia, realizando pesquisa utilizando como base uma monografia realizada na Nova Guiné, que destaca “OS ARGONAUTAS DO PACÍFICO OCIDENTAL”.
No caso do vídeo foi um documentário que foi utilizado para o trabalho de pesquisa realizado no país Africano – Gana – na aldeia chamada de Karakobite.
Podemos observar que o documentário mostra que existe uma tribo ou sociedade organizada na forma da convivência social, com o respeito das suas lideranças e maneiras de respeito de exercer esse poder sobre sua população.
Na tribo existem regras de convivência, tradições, cultura na sua maneira de viver, cultura musical, artística, profissional, familiar, também a