Resenha Vida de inseto
Logo de inicio nos mostra uma folha caindo no caminho das formigas, uma delas entra em desespero, pois não sabia como iria continuar o trajeto. Isso nos mostra como é difícil para alguém fazer as mesmas coisas porem de um modo diferente.
(Entretanto uma delas acalma o grupo e sugere que contornem a folha ‘resolve o problema’. Esse trecho ilustra o papel do líder no ambiente de trabalho).
Rainha mãee Atta são peças chave deste formigueiro aonde são as líderes, ponto focal para os outros se apoiarem.
Um dos comentários do filme que me chamou a atenção foi: “fazemos a colheita assim desde que eu era uma larvinha”. Às vezes as pessoas acham que fazer do mesmo jeito é bom porque ha resultado, o medo faz com que empresa não inove por não atingir o resultado esperado.
A formiga principal da história se chama Flik. Uma formiga, cuja suas necessidades e idéias não são valorizadas, devido ele não pensar e agir como todos do formigueiro. Ele possuiu suas próprias ideias, procurando sempre inovar.
Do outro lado, nos mostra uma nuvem de gafanhotos interessados em tirar proveito das formigas. Hopper, comose fosse sócio da empresa. Tendo tamanho poder, não se preocupa com a motivação dos operários. Ele só faz visitas anuais, visando manter controle e assegurar que o dinheiro (oferenda) esteja pronto.
Quando os gafanhotos chegam e não veem nenhuma oferenda, eles invadem o formigueiro questionando a princesa.
Nesta hora, a princesa vai falar de quem é a culpa e o gafanhoto faz o seguinte comentário: “... Primeiro passo da liderança amiga. Tudo na vida é culpa sua, este mundo é inseto comendo inseto...” Hoje dentro das organizações há muita disputa entre cargos e salários e todos querem seu “lugar ao sol” fazendo com que as pessoas façam o possível e o impossível para conseguir.
Entre toda a pressão, as formigas têm