resenha vida de inseto
Essa produção apresenta, por meio da animação, um panorama da intrincada arquitetura de um formigueiro, mostrando os insetos em seu hábitat, realizando suas tarefas. Esse é o cenário para uma crítica ao trabalho mecânico e opressivo, ao mesmo tempo que nos mostra como a organização e o trabalho em equipe são fundamentais para a sobrevivência em grupo.
O personagem Flik representa a necessidade de mudanças que sempre acompanha a convivência em sociedade. Suas ideias revolucionárias são sempre rejeitadas em nome de uma tradição secular.
Quando surge um conflito, algo deve ser feito e Flik é chamado a dar sua contribuição. Inicia-se sua saga em busca de reconhecimento pelo grupo. Com muita coragem, criatividade e determinação, Flik vai nos envolvendo em uma corrida contra o tempo para salvar o formigueiro do grupo de Hopper, um gafanhoto malandro que escraviza todas as formigas, por meio da violência, para obter alimento fácil.
As ideias de Flik mostram às formigas que a união de todos é a chave para que atinjam as metas da comunidade com sucesso, no caso da nossa história, a destruição do bando de Hopper.
A trama do filme circula em torno de três grupos: o formigueiro, os gafanhotos e uma equipe de artistas de circo.
(fonte: http://www.webbrasilinterativo.com.br/canais/interativa_filmes/filmes/vida_inseto.asp
Os principais personagens são:
1. Flik: uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa submeter aos paradigmas criados por uma ideologia de dominação. Apresenta uma espontaneidade e um inconsciente à flor da pele, mas como todo sujeito, tem seu limite e também sofre, apaixona-se e produz sintomas.
2. Atta: sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de liderança.
3. Dot: irmã caçula de Atta, identifica-se com Flik e em sua infância e espontaneidade revela características de uma nova geração no formigueiro.