Resenha vida de inseto
Vou começar com um resumo para que quem nunca assistiu entenda minha reflexão.
A história acontece em um formigueiro, onde todas as formigas fazem as mesmas coisas, do mesmo jeito, durante muito, muito tempo.
Elas colhem os grãos durante um longo período e fazem uma oferenda aos gafanhotos que exercem uma grande opressão ao formigueiro, pois são maiores e mais fortes.
Enquanto todas as formiguinhas seguem sua rotina, a rainha demonstra bastante tranqüilidade porque tudo está correndo como deveria igual a todos os outros anos. Mas uma figurinha um tanto estressada acompanha toda a colheita com certa ansiedade, pois está em treinamento para assumir o lugar da Rainha, a princesa Ada.
Enquanto todos fazem a colheita do “mesmo jeito de sempre” surge uma formiga um pouco diferente das outras. Seu nome é Flik, e ele está testando sua nova invenção, uma geringonça um pouco desajeitada, porém uma forma diferente e mais eficaz de colher os grãos que tornaria a colheita mais rápida e a vida das formigas mais tranqüila.
Porém sua invenção acaba trazendo um grande problema para o formigueiro, pois após um grande desastre ele perde toda a colheita realizada.
E então, com a chegada dos gafanhotos para pegarem sua oferenda, as formigas se vêem em uma situação realmente complicada, pois precisarão colher tudo novamente para que não sejam castigados.
Enquanto Flik espera por sua sentença ao ser julgado por seu “grande erro” ele continua pensando e tem mais uma grande idéia, iria buscar ajuda fora do formigueiro para livrar as formigas do domínio dos gafanhotos.
Para se livrar dele, todos concordam que ele saia do formigueiro em sua nova e fantasiosa jornada, assim as formigas voltariam à colheita como sempre fizeram