preconceito religioso
Ensino Religioso
Colégio Decisão
Aluno : Victor Spinola
3º ano “A”
Preconceito Religioso
Preconceito religioso é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosos de terceiros. Poderá ter origem nas próprias crenças religiosas de alguém ou ser motivada pela intolerância contra as crenças e as práticas religiosas de outrem. A intolerância religiosa pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. A perseguição religiosa atingiu níveis nunca vistos antes na história durante o Século XX, quando os nazistas desenvolveram métodos industriais de extermínio em massa e eliminaram milhões de judeus e outras etnias indesejadas pelo regime.
Hoje em dia, um dos maiores exemplos de preconceito religioso são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião. Os religiosos ensinam que o preconceito é pecado, mas eles continuam fazendo isso.
O tema “Preconceito” é diverso e contraditório, e prejudica a sociedade em geral.Preconceito (“Pré” + “Conceito”) – as pessoas julgam e conceituam algo ou alguém antes de conhecer.Existe também a discriminação (imposição de uma condição de caráter antes de conhecer alguém). Os tipos mais comuns de preconceito e discriminação são:
Discriminação social – relacionada com a condição de uma parcela da sociedade;
Preconceito religioso – devido a uma religião;
Preconceito racial – devido a uma etnia;
Preconceito intelectual – devido a um pensamento político ou simplesmente um pensamento diferente.
Preconceito religioso
Como o preconceito racial o preconceito religioso é algo de hereditário, passado e