Resenha Verdade e Função Social da História
VERDADE E FUNÇÃO SOCIAL DA HISTÓRIA
JOSIELISON FERDINEI DA COSTA RIBEIRO – LHN04
Trabalho apresentado como atividade avaliativa na disciplina História e seus Conceitos, no Curso de Licenciatura Plena em Historia, na Faculdade Integrada Ipiranga. Prof. MSc. Maria Martins.
BELEM – PA,
Maio – 2014
Referências: PROST, Antoine. Verdade e Função Social da História. In. Prost, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autentica, 2012.
Josielison Ferdinei da Costa Ribeiro1
Maria Raimunda Martins2
Resenha do texto Verdade e função social da História
Por que estudar história? Talvez essa devesse ser a primeira pergunta a ser formulada no inicio desse texto, mas quando nos deparamos com a necessidade de explicar vários fatos e descobrir a história do homem, essa pergunta já é respondida antes mesmo de ser feita. Para o historiador Robin G. Collingwood “O valor da história consiste em sua faculdade de nos ensinar o que o homem fez e, nesse sentido, o que o homem é”, com base nisso podemos perceber a importância da história ao longo dos anos. Segundo o texto, a postura do historiador segue duas posturas, a primeira de inovador, fazer história de outro modo, como consequência em muitos casos chamando a atenção para si, mesmo que não seja razoável. A segunda postura é de desmistificar tudo que já foi “rotulado”, deixando de lado a experiência, a inteligência e a lucidez.
Michel Foucault foi um grande inspirador para os que adotaram a postura de desmistificador a partir da década de 70, que analisa o discurso que o historiador faz, detectando uma tentativa de estabelecer sua autoridade sobre a visão de mundo aos leitores. Com o linguistic turn norte americano houve um rompimento de realidade com o texto, limitando o texto a si mesmo, levando seu sentido a partir do leitor. Essa postura induz o historiador a assumir uma impossibilidade de historia total e uma