Resenha uso de animais
Docente: Marcos Data: 21/05/2014
Aluna: Emmanuelle Veiga Ribeiro Neves. Resenha
Da mesma forma que o homem tem seus direitos, os animais, mesmo sendo considerados irracionais, também tem seus direitos, tais como, ser respeitado e protegido pelo homem; não ser maltratado e não ser usado em experiências que lhe causem dor.
A vivissecção é o uso de animais vivos para fazer experiências, sabendo-se que no art. 1º da Lei 6638/79, diz que o uso de animais para pesquisas é permitido em todo território nacional, contanto que seja utilizado o uso de anestesia, porem muitas instituições preferem não comprar o material por dizer que pode mudar o rumo da pesquisa e o sacrificam sem o uso do mesmo levando o animal a óbito de forma cruel.
A Dissecação é o uso de animais para fins educacionais, esta cotido no currículo educacional e foi considerada um bom método de aprendizagem para o estudo da anatomia, fisiologia e da teoria da evolução, portanto hoje é encontrado outros metodos para aprendizagem sem que seja necessario o uso de animais, como os avanços tecnologicos que propoe videos, simulações e o uso de livros sendo tambem uma alternativa.
Todos os pesquisadores aprenderam, ainda quando criança, que o ser humano é diferente dos animais, seja pela presença de raciocínio, pela evolução, pelo organismo ou pelos genes. O uso de animais como cobaia pode parecer seguro, da uma segurança a mais para a empresa, mas se paramos pra pensar isso se torna um perigo já que contemos tantas diferenças, o que para um cachorro, como exemplo, é nocivo para o homem pode ser letal, mesmo sendo um primata, que contem a diferença apenas de 1,6% pode ser perigoso, pois continua não sendo igual.