Resenha - uma liçao de amor
O filme “Uma lição de amor” aborda a história de Sam Dawson (Sean Penn), um homem portador de deficiência mental caracterizada por uma limitação na capacidade intelectual. Tem idade mental correspondente a uma criança de sete anos de idade. Fazendo um breve apanhado da história do filme, Sam abriga uma moradora de rua em casa, ela engravida e após o parto abandona pai e filha. Ele tem uma vida relativamente normal, trabalha em uma cafeteria, sai com os amigos, cuida da filha e conta com a ajuda de Annie (Dianne Wiest) sua vizinha e amiga. Seus amigos também são portadores de sofrimento mental.
O serviço social intervém quando Lucy Diamond Dawson (Dakota Fanning) completa sete anos. Ela começa a compreender a deficiência do seu pai e teme ficar mais inteligente que ele. A partir daí o filme desenvolve-se na expectativa que Sam recupere a guarda de Lucy. Para isso entra em contato com Rita (Michele Pfeiffer) uma advogada conceituada que passa a se envolver cada dia mais com o caso.
É possível notar em vários aspectos características que apontam a alteração na capacidade intelectual de Sam e seus amigos. Sam tem capacidade locomotora irregular. Possui problemas na capacidade de comunicação, pois não responde apropriadamente ao ambiente no qual está inserido. Em representação a isso é possível citar momentos em que Sam precisa se defender ou formular uma resposta adequada, mas, ao invés disso, conta algum fato envolvendo Os Beatles (sua banda favorita, que ele memoriza informações acerca de todos os integrantes, álbuns, datas, etc.). Além disso, ele se vê preso à rotina e tem dificuldades para a mudança. Percebe-se também alterações quando demonstra insistência na