O que é um sistema distribuído?
Um sistema distribuído é aquele que é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicação e gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes localidades em sistemas com características próprias diferentes, dando a impressão ao usuário que toda a aplicação é gerenciada por um sistema único. Quando falamos em sincronização, temos o conceito de sincronização em um sistema centralizado e no sistema distribuído. No sistema centralizado a sincronização é feita através do compartilhamento de áreas de memória, já no sistema distribuído ocorre a sincronização através da troca de mensagens. A aplicação no sistema distribuído pode ser dividida em “partes” diferentes e ser processada em diversos núcleos de processamento.
Qual o objetivo de um sistema distribuído?
O objetivo é criar a ilusão que a aplicação (ou as aplicações) estão sendo processadas em um único sistema, permitindo a sensação que tudo isso ocorre sem o compartilhamento de áreas de memória, no entanto, a sincronização é feita a partir de trocas de mensagens. Faz parte do objetivo a situação da aplicação ser processada de modo que o ambiente que opera forneça situações favoráveis ao compartilhamento de recursos, sabendo que diferentes recursos estarão disponíveis em unidades de processamento diferentes.
Exemplo de um sistema distribuído:
A própria internet, afinal de contas a internet é um exemplo claro disso tudo, pois temos um conjunto de computadores independentes que interligam-se mutuamente com o objetivo de compartilhar recursos, dando a impressão ao usuário que isso tudo é um único sistema.
Características de um sistema distribuído:
Primeiramente é importante ter a visão de que uma aplicação pode ter diversos tipos de complexidade possível, não apenas com relação ao custo computacional mas também sob aspectos de gerenciamento e necessidade de recursos, ou seja, uma aplicação pode ser