Resenha filme uma lição de amor
1193 palavras
5 páginas
O filme uma lição de amor aborda a história de um homem portador de deficiência mental, um adulto com deficiência intelectual, pois a mentalidade dele corresponde a de uma criança de sete anos de idade. Ele tem uma filha que foi abandonada pela mãe ao sair do hospital, cuida dela com muito amor e com a ajuda de seus amigos, todos deficientes também. Ao perceber a deficiência de seu pai, a menina percebe que é mais inteligente que ele, e começa a não se desenvolver mais, pois não quer ficar mais inteligente que ele. E quando ela começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, isso chama a atenção de uma assistente social que quer ela internada em um orfanato, pois ela afirma que ele é incapaz de ser responsável pela criança. A criança então fica sob custodia do governo, e o pai com a ajuda de seus amigos toma a decisão que deve lutar pela guarda da menina, mas ele sabe que esse seria um caso impossível de ser vencido por ele e sai a procura de uma advogada que no começo não aceita ajudar pelo fato do pai não ter dinheiro para pagá-la, porém, para demonstrar aos outros sua compaixão ela o ajuda sem nenhuma cobrança. Ele luta pela guarda da criança nos tribunais provando que pode ser responsável pela criação dela, superando seus próprios limites.
O filme retrata uma realidade enfrentada por muitas pessoas com necessidades especificas. O amor do pai pela filha nos faz refletir em até que ponto o ser humano é julgado pelo seu estereótipo. O filme surpreende por abordar claramente a luta entre dois paradigmas, a integração social e a inclusão social, mostrando cenas do dia-a-dia em uma comunidade onde se trava o confronto de pessoas preconceituosas e pessoas sem preconceitos. Enquanto algumas pessoas julgam o pai pela suposta incapacidade dele, outras pessoas demonstram sua mudança de atitude para com a realidade do pai.
Uma das atitudes preconceituosas mais comuns consiste em querermos ser condescendentes para com as pessoas com deficiência, levando em conta a sua