Trabalho de anemia
- Definição………………………………………………………………………………………… 2
- Introdução……………………………………………………………………………………… 3
- Desenvolvimento……………………………………………………………………………. 4 1. Origem……………………………………………………………………………………. 4 2. Sintomas…………………………………………………………………………………. 4 3. Tratamento……………………………………………………………………………. 6 4. Relação com a malária…………………………………………………………… 7
- Conclusão………………………………………………………………………………………. 8
- Bibliografia…………………………………………………………………………………….. 9
Definição: Anemia falciforme (ou drepanocitose) é o nome dado a uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de oxigénio nos indivíduos acometidos pela doença. É comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e regiões da Índia.
INTRODUÇÃO
A expectativa de vida é encurtada, com estudos reportando uma expectativa de vida média de 42 e 48 anos, em indivíduos masculinos e femininos, respectivamente.
Esta expectativa de vida encurtada é resultado de algumas das complicações associadas, como por exemplo, megaesófago, cardiomiopatia restritiva, sepse, doenças das vias biliares e câncer de intestino.
DESENVOLVIMENTO 1. Origem
A presença da anemia falciforme, é determinada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas. Em indivíduos normais, as células de transporte de gases, hemácias, têm forma arredondada côncava e flexível, e possuem em si moléculas de hemoglobina, que são responsáveis por fazer as ligações gasosas. Essa constituição permite que essas células consigam executar sua função mesmo através dos mais finos capilares.
A formação dessa hemoglobina, determinada por um par genético no cromossomo 11, muda nos indivíduos falciformes. Neles, há a presença de ao menos um gene mutante, que leva o organismo a produzir a hemoglobina S. Essa hemoglobina é devida à substituição de um único nucleotídeo que altera o códon do sexto