Trabalho anemia falciforme
Neste trabalho vamos abordar o tema “Anemia Falciforme”, uma doença hereditária.
Através de pesquisas iremos procurar esclarecer de maneira mais simples possível alguns pontos como o seu conceito, causas, sintomas, diagnósticos e tratamento entre outros pontos não menos importantes.
Conceito
A anemia falciforme é uma doença genética, hereditária e incurável, com prevalência média de 1 a cada 380 nascidos vivos, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. A característica principal da Anemia Falciforme é a deformação que causa na membrana dos glóbulos vermelhos do sangue.
A maioria das pessoas recebe dos pais os genes para hemoglobina chamada (A). Assim, estas pessoas como recebem genes maternos e paternos são denominadas “AA”.
As pessoas com Anemia Falciforme recebem dos pais genes para uma hemoglobina conhecida como hemoglobina S, ou seja, elas são SS.
Quando diminui o oxigênio na circulação, os glóbulos vermelhos com a hemoglobina S podem ficar com a forma de meia lua ou foice, perdem a mobilidade e flexibilidade e são mais rígidos, por esse motivo têm dificuldade para passar pelos vasos sangüíneos, formando um aglomerado de glóbulos vermelhos que impede a circulação do sangue e o oxigênio para os tecidos e órgãos.
Hemoglobina normal Hemoglobina S
Causas
A anemia falciforme é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos. Para ser portador da doença, é preciso que o gene alterado seja transmitido pelo pai e pela mãe. Se for transmitido apenas por um dos pais, o filho terá o traço falciforme, que poderá passar para seus descendentes, mas não a doença manifesta.
Esta transferência do gene é chamada de traço falciforme.
Traço falciforme
O Traço Falciforme não é uma doença, significa que a pessoa herdou de um dos pais o gene para hemoglobina A e do outro, o gene para hemoglobina S, ou seja, ela é AS. As pessoas com Traço Falciforme são saudáveis e nunca