Pesquisa Tecnologia e Sociedade
Pesquisa, Tecnologia e SociedadeProdução Individual:
“Usando a Resistência para Crescimento nas Mudanças Organizacionais”
HANNA PAULA TEIXEIRA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: LAPA TITO
Professor Armando Silvestre
São Paulo - SP
2014
Usando a Resistência para Crescimento nas Mudanças Organizacionais
Resumo
As pessoas encontram dificuldade em alterar seu comportamento, pois mudanças sugerem algo novo, insegurança e geram resistência. As pessoas não querem mudar, procuram sempre algo estável e que não fuja ao seu controle.
Esta pesquisa visa analisar a resistência e mostrar que esta barreira não é um obstáculo intransponível, ao contrário, é algo útil no gerenciamento de mudanças desde que se descubram as causas e motivos para superá-las.
Este artigo traz a definição de resistência à mudança, descrevendo as causas e motivos, bem como as reações adversas a esta mudança. Falaremos sobre esta resistência e como transformá-la em algo produtivo para a organização.
Introdução
Mudar significa alterar, diversificar, substituir e transformar. No entanto, as pessoas têm dificuldades para aceitar as mudanças, alterar seus comportamentos, seus pensamentos e sair de sua “zona de conforto”. É o medo das mudanças nos indivíduos que origina resistência. (LISONDO, 2004 p. 32).
Uma pesquisa realizada por Maurer, em 1996, revelou que mais da metade de todos os esforços em relação a mudanças, falham, tendo sua resistência pouco reconhecida, mas um contribuinte importante daquele fracasso.
Esta pesquisa nos revela através de uma revisão de literaturas referentes à definição de resistência, as causas, os principais motivos e as reações adversas. Assim como sua utilidade e o gerenciamento destas barreiras para obter sucesso nos objetivos.
Resistência: Conceito e Definição
A definição da palavra “resistência” de acordo com o dicionário Aurélio Online de Português é: Uma força que se opõe ao movimento; inércia.