resenha critica
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica em Enfermagem
Professora: Dra. Sc. Sandra Sely Silveira Maia
Exercícios sobre Resenha
Resenha baseado no filme:
MARLEY & EU
Ficha técnica:
Título: Marley & Eu
Título Original Marley & Me
Gênero: Comédia
Ano: EUA / 2008
Diretor David Frankel
Roteiro Scott Frank
Distribuidora: Fox Filmes
Modelo 1 – Texto 1 – Resenhista: Raquel Gomes
Quando o Renato me disse para tentar escrever sobre o filme “Marley & Eu”, ele me deu uma dica: “Você tem uma relação pessoal com o filme, assim como com o livro”. E é por isso que resolvi aceitar a tarefa, já que o que ele me pediu não foi a redação de uma crítica de cinema (para isso muitos conhecimentos específicos são necessários), mas o relato de uma experiência pessoal com a sétima arte.
Antes mesmo de “Marley & Eu” começar a ser produzido, eu já havia comprado o livro homônimo e lido duas vezes. Apaixonei-me por ele, não simplesmente porque adoro cães e sempre tive um do meu lado, mas principalmente porque aprecio as histórias da vida real, sinceras e bem contadas. John Grogan, autor e narrador, acertou em cheio quando optou por não fazer de Marley um protagonista isolado. Marley é parte de uma família, portanto, é a história dessa família e como Marley acompanhou a formação e a convivência da mesma que cativa as pessoas, inclusive eu. Pela beleza e consistência do que eu li, tive absoluta certeza de que aquele livro era um forte candidato à versão cinematográfica. E ainda bem que isso não demorou muito para acontecer.
Fiquei muito feliz quando, vendo o filme, percebi que essa característica do livro havia sido preservada pelos cineastas. Decisão muito acertada, pois dá ao filme um tom universal. Há muitas possibilidades de identificação para quem assiste. Seja porque você tem/teve um cão tão maluco quanto o Marley, seja porque está procurando um emprego e tentando acertar na vida, seja porque você está