Resenha - Texto : Consentimento sem Consentimento
Consentimento sem Consentimento:
A arregimentação da Opinião Pública
NOAM CHOMSKY
Chomsky objetiva em seu texto analisar como as sociedades mais livres e democráticas tratam as questões geradas pela ideia de “consentimento dos governados”- o povo precisa ser governado e controlado; até o mais brutal dos governantes precisa, em alguma medida, do “consentimento dos governados”. Para isso o autor analisa ideia de pensadores políticos, filósofos ,ações de governos e fatos históricos.
O autor ao citar David Hume , apresenta um questionamento – de muitos leitores e de Hume – sobre a “facilidade com que a maioria se deixa governar pela minoria”, a conclusão de David para o fato foi que o governo (minoria) se baseia no controle da opinião para controlar as massas (será exposto em um segundo momento formas de promover este controle).De modo que, “De acordo com a teoria democrática dominante , o público não tem nenhum papel a cumprir.”(pag.50), mas tem uma vontade de cumpri-lo, contudo, ocorre uma necessidade de conciliar esta vontade sem eliminar o principio do “consentimento dos governados”, para resolver este problema podemos adotar a ideia do “consentimento sem consentimento”.
Para James Madison “ A responsabilidade primeira do governo ‘é proteger a minoria opulenta da maioria.’” (pag.53),para isso o governo utiliza varias ferramentas , entre elas no caso citado, a constituição. O princípio madisoniano, , “é o governo preservar os direitos das pessoas em geral, mas fornecer garantias especiais e adicionais para os direitos de uma classe diferenciada de pessoas – os possuidores de propriedades”(pag.54). Madison temia o aumento da parcela da população (povo) que labutar-se-iam por seus direitos, a solução para este problema era conservar o poder politico nas mãos dos que ‘provem da riqueza da nação e a representam” , o conjunto dos “homens mais capazes”, e deixar o publico em geral fragmentado e desorganizado. Tendo como exemplo, o governo