Movimentos Trabalhistas
CELSO SUCKOW DA FONSECA
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
MOVIMENTOS TRABALHISTAS
Integrantes: Breno Maia, Diogo Marques, Eduardo Gonçalves, Lucas Estevão, Lyago Monteiro e Theresa Alcantara
Profª Marcela Serrano
Apresentação
Desde o surgimento do movimento operário, agrupamentos trabalhistas vem se organizando a fim de defender seus interesses políticos, econômicos e sociais. As manifestações ocorridas até agora em 2013 no Brasil trouxeram pontos importantes a serem analisados e dentre eles estão as revindicações do Mundo do Trabalho. Ou seja, aqueles grupos nos quais o trabalho ainda é uma tema fundamental nas sociedades contemporâneas, o ponto em torno do qual se planejam. Demonstraremos dois desses grupos: os Bancários e os Professores.
Bancários
Breve histórico
A Associação dos Funcionários de Bancos de São Paulo teve seu estatuto aprovado em 16 de abril de 1923, em assembleia da qual participaram 84 bancários. A preocupação inicial era credenciar os bancários à entidade e criar uma identidade da categoria, até então integrada aos comerciários. Menos de 10 anos depois aconteceu a primeira greve de bancários da história, iniciada em Santos, em 18 de abril de 1932.
Ocorreram diversas greves ao longo do tempo , mas uma ganhou grande importância neste movimento , que foi a greve de 1985. Recém-empossada, após os duros meses de intervenção, a diretoria do Sindicato iniciou mobilização pelo reajuste trimestral dos salários. A aceleração do processo inflacionário provocava perda mensal de 10% no poder aquisitivo dos bancários. A campanha salarial nacional de 1985 foi estruturada de forma a mobilizar a opinião pública sobre a situação vivida pelos bancários e mostrar os banqueiros como inimigos públicos. No Dia Nacional de Luta de 28 de agosto, o Brasil inteiro viu os bancos fecharem suas portas e os bancários nas ruas, em protesto. Em São Paulo, 30 mil bancários saíram em passeata, na