Resenha teorias enfermagem
King, conceitua enfermagem como percepção, pensamento,relacionamento e ação, lado a lado com o comportamento de indivíduos em uma situação de enfermagem. A autora afirma que as enfermeiras cuidam de indivíduos com doenças crônicas e dos que precisam de reabilitação, ajudando-os a utilizar sua habilidade potencial total.
O processo de enfermagem de King,compreende:
Interação inicial, que é um contato inicial que induz reação entre enfermeira e paciente; Diagnóstico, que é a detecção das necessidades de cuidado de seres humanos, devendo ser confirmado com o paciente; Estabelecimento de metas comuns à enfermeira e paciente; Exploração e viabilização de meios comuns a ambos, para alcançar as metas traçadas; Evolução, que é a avaliação contínua do alcance de metas e Redefinição das metas, quando necessário. Este processo é permeado de ação e reação.
Baseando-se nesta teoria devemos utiliza-la com pacientes oncológicos
O câncer ou neoplasia é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células anormais. O Câncer tem cura e pode ser tratado de várias maneiras, tais como: Cirurgia,Radioterapia ou Quimioterapia.
A equipe de enfermagem tem como diferencial o tratamento humanizado ao paciente com câncer. Nosso cuidado não se aplica somente à doença, e sim em cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente está sofrendo.
O interesse e competência na profissão; o diálogo entre o profissional, paciente e seus familiares; o favorecimento de facilidades para que a vida da pessoa e de seus cuidadores seja melhor; evitar aborrecimentos e constrangimentos; a valorização dos pacientes como seres humanos; um ambiente agradável e harmônico; agilidade e destreza no atendimento; orientação quanto as rotinas da clínica, ou hospital; equipe formada por pessoas criativas, competentes, eficientes e