ADULTO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAÚDE E TECNOLOGIAS
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SAÚDE DO ADULTO II
THAYANE
RESENHA DO LIVRO PROCESSO DE ENFERMAGEM
IMPERATRIZ
2014
THAYANE DE ABREU SILVA
RESENHA DO LIVRO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Resenha apresentada à disciplina de saúde do adulto II como requisito para obtenção de nota parcial.
IMPERATRIZ
2014
As teorias de enfermagem objetivam consolidar a Enfermagem como ciência e arte na área da saúde e a importância da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), visando o bem estar do paciente e um ciclo para sua recuperação
A teoria mais usual no Brasil é de Wanda de Aguiar Horta, Processo de Enfermagem – PE, dirigindo a assistência ao ser humano e dividido em fases, sendo elas: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, plano assistencial, plano de cuidados, evolução e prognóstico de enfermagem.
Wanda diz que o ser humano tem três níveis de necessidades a serem supridas, as necessidades, psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais e que o processo de enfermagem existe mediante a existência de alguns personagens que são eles, o paciente, o enfermeiro e a enfermagem. Wanda coloca o paciente que está com alguma necessidade sem poder suprir por seus próprios meios, o enfermeiro é aquele que detém os conhecimentos técnicos e científico capaz de suprir as necessidades do paciente, a enfermagem, para muitos desumanizados. Porém só existe enfermagem quando há uma interação do ato de cuidar e receber o cuidado pelo enfermeiro e o paciente.