Crescimento e Desenvolvimento
Processos cognitivos são os processos encobertos à elaboração do conhecimento. Entre eles podemos encontrar a percepção, a memória, a aprendizagem e a consciência. Os processos cognitivos são muito complexos, porque implicam um conjunto de estruturas que recebem, filtram, organizam, modelam, absorvem os dados provenientes do meio.
Para que serve a percepção:
-Aos primeiros meses de vida da criança , ao nascerem tem uma visão meio debilitada pois não enxergam mais que quadros perceptivos e confusos . Mas hoje sabemos que as crianças passam horas dormindo porem seu mundo perceptivo-cognitivo é complexo e ordenado.
-Nota-se que o desenvolvimento perceptivo esta totalmente relacionado as características do meio em que a criança habita, desse modo uma criança vai estar mais ligada a sentidos que ela esteja com maior afinidade: - a voz da mãe
-barulho de brinquedos
-Fisionomia das pessoas que ela tenha maior convivência.
-Quanto menos complexo for o ser ele vai seguir mais seu instinto, ou seja, sou determinação no material genético, entretanto quanto mais complexo for o individuo mais importante torna-se a aprendizagem, no que se liga ao desenvolvimento cognitivo.
Desenvolvimento da percepção visual:
-O sentido da visão é funcional ao nascimento. -Desde ao nascimento a criança ela já tem percepção de cores .
-Ao passar dos meses as crianças já focalizam mais detalhes .
-Num dado momento a criança presta em cores mais intensas, após se habituar às cores ela deixa de lado essas imagens e muda o foco .
-Sendo assim no momento em que a criança cresce e acumula registros em sua mente. Ela deixa de ser seduzida nas mãos dos estímulos visuais, e assim vai se transformando a sua atenção em voluntaria, ela observa apenas o que quer e não o que é novo.
Audição e outras modalidades sensoriais:
-Sabe-se que as crianças respondem aos sons inclusive antes do nascimento, movimentando-se no