Sismos
Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Atividade sísmica no Brasil
Muito se fala (popularmente) que não Brasil não ocorre terremotos. Não é bem assim.
A cada ano ocorrem no Brasil cerca de 20 sismos com magnitude maior que 3; dois sismos com magnitude maior que 4; 0,2 sismos maiores que 5 e 0,02 sismos com magnitude maiores que 6. Isso graças ao fato do país estar no meio de uma placa tectônica, chamada Placa Sul-Americana. No Brasil já ocorreu alguns sismos em consequência de pressões na crosta. Os sismos de barragem como são chamados, ou induzidos, grandes barragens exercem peso considerável e pressionam a crosta. Principais sismos de barragem que ocorreram no Brasil, alguns deles de magnitude considerável:
Porto Colômbia - MG/SP, 1974, magnitude 4,2;
Nova Ponte - MG, 1998, magnitude 4,0;
Cajuru - MG, 1972, magnitude 3,7;
Capivara - PR/SP, 1979, magnitude 3,7;
Tucuruí - PA, 1998, magnitude 3,6;
Balbina - AM, 1990, magnitude 3,4;
Miranda - MG, 2000, magnitude 3,3;
Paraibuna - SP, 1977, magnitude 3,0;
Igaratá - SP, 1985, magnitude 3,0;
Capivari-Cachoeira-PR, magnitude 3,0;
Açu - RN, 1994, magnitude 3,0.
Estações Sismográficas
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, originado pela parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e o Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), mantem a parte Sul e Sudeste da Rede Sismográfica Integrada do Brasil - BRASIS - em conjunto com outros experimentos sismológicos temporários, ou experimentos de estudos regionais.