Resenha teoria
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de História
Disciplina:Prática e Produção de Texto Cientifico
Professora:Tânia Mikaela Garcia Roberto
Acadêmico: Laura Oliveira Motta
Seropédica, 12 de abril de 2011.
TEMA: DITADURA MILITAR NO BRASIL
De 1964 a 1985 entende-se o período que se compreende a ditadura militar no Brasil.
Iniciado com o golpe militar em 31 de março de 1964, marcou o controle político do Exército Brasileiro, que pôs em prática uma série de fatos a partir deste episódio.
Já se passaram 47 anos do golpe militar, porém a temática é algo que desperta o interesse continuamente. Pelas dúvidas freqüentes desse nosso passado tão remoto e por ser uma fase com atos tão obscuros e lacunas em aberto.
Vamos analisar alguns governos e os mitos criados sobre esse evento tão importante para o nosso país.
Analisando o fato
Sendo um acontecimento tão recente da nossa história, parece ser fácil analisar e pesquisar o regime militar, porém os limites impostos na pesquisa dificultam o estudo desse processo. Temos o hábito de ver a narrativa numa abordagem restrita, pois a produção do material foi feita por historiadores que muitas das vezes vivenciaram o regime e que não tinham uma noção de totalidade sobre os acontecimentos. Temos que perceber e tentar compreender esse momento de uma forma ampla que dê espaço para as diferentes posições. Como sustenta VASCONCELOS (2009, p.70): (...) porque creio que um estudo que pretenda apresentar conclusões sobre as razões do golpe de 1964 a partir dos relatos dos envolvidos não pode desconsiderar os fatores conjunturais, os aspectos constitutivos da memória.(...) e deve ser o mais abrangente possível no que se refere ao conjunto de depoimentos a ser estudado.
Devemos analisar todas as frentes de posicionamento que tiveram participação naquela conjuntura,