Resenha teoria da história
FUNARI, P. P. & SILVA, J. G.. Teoria da História. Coleção Tudo é História. São Paulo: Brasiliense, 2008.
Resenha por Mayra Ully Ramos Andrade
TEORIA DA HISTÓRIA: UMA EXPLIÇÃO A MAIS
O livro “teoria da História” de Pedro Paulo A. Funari e Glaydson José da Silva, é dividido em VII capítulos. O livro tem como objetivo a divulgação e a introdução do leitor no universo da teoria da História, os autores a apresenta como uma disciplina fundamental e obrigatória nos cursos de História, abrangendo um campo interdisciplinar vasto, tendo como eixo a epistemologia (conhecimento da ciência), o livro através de autores renomados apresenta construções de correntes interpretativas diversas.
No capitulo I os autores constatam que se a teoria é sempre um ponto de vista diferente aos olhos de quem a vê ela será sempre subjetiva, e também aborda o termo História que em grego significa pesquisa e o termo bíblico que é um termo religioso usado na historiografia hebraica como base histórica. Eles também citam Heródoto “o pai da história” e Tucidides com ideias contrarias em relação à História, e citam Aristóteles como uma referencia obrigatória sobre a epistemologia da História pela sua poesia, esses grandes pensadores ajudam a construir a linha historiográfica Grego-Romana e cristã.
No capitulo II os autores abordam o surgimento da história e do positivismo utilizando grandes nomes como Vico, Von Heder, Leopold Von Ranke e Nietzsche por exemplo. O capitulo relata que no renascimento a partir do iluminismo se desenvolve a historiografia onde busca uma interpretação racional do passado, mostra o rompimento da tradição literária, a institucionalização da disciplina História na universidade com o iluminismo e a busca dos documentos verdadeiros e fidedignos com o positivismo e a critica textual.