Resenha temática trovadorismo
Resenha Temática
TROVADORISMO
CAMPO GRANDE / MS
MARÇO - 2012
Trovadorismo
O trovadorismo foi a primeira manifestação da literatura da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena idade média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. O trovadorismo português é de certa forma, resultado da influência da cultura provençal. A Provença região sul da França atual, por razões históricas e geográficas, já desenvolvera condições para uma arte definida e forte. O período mais fértil do trovadorismo ocorreu em meados do século XIII e sua decadência ocorreu a partir de meados do século XIV.
A poesia trovadoresca tem íntima ligação com a música, pois era composta para ser harmoniosa ou cantada com acompanhamento instrumental como:
- o alaúde
- a flauta
- e a viola.
O menestrel era um homem de condição social inferior, que exercia sua profissão de castelo em castelo, entretendo a alta nobreza. Ele cantava cantigas compostas pelos trovadores e podia até compor.
A soldadeira era a moça que dançava cantava e tocava castanholas ou pandeiro. Com o passar do tempo e dependendo da região, essas denominações foram sendo inutilizadas.
Panorama histórico
Cristianismo
Cruzadas rumo ao oriente
Luta contra os mouros
Teocentrismo: poder espiritual e cultural na mão da igreja católica
Feudalismo
Consolidação de Portugal
Trovadorismo
Movimento poético constituído por trovas ou cantigas em que se produzia a aliança entre a letra e a música.
Início: canção da Ribeirinha, de Paulo Soares de Taveirós (1189 a 1418).
Término: nomeação de Fernão Lopes como cronista- mor da Torre do Tombo (1434).
Canção da Ribeirinha
Esta cantiga de Paio soares de Taveirós é considerada o mais antigo texto escrito em galego português. Segundo consta, esta cantiga teria sido inspirada por D. Maria Pais Ribeiro, a Ribeirinha, mulher muito cobiçada e que se