Resenha síntese de uma história das ideias jurídicas
CURSO DE DIREITO.
TRABALHO DE HISTÓRIA DO DIREITO.
PROFESSOR ACADÊMICO:
RESCENÇÃO CRÍTICA
I) Identificação da obra
Wolkmer, Antonio Carlos. Síntese de uma história das idéias jurídicas: da antigüidade clássica à modernidade. 2ª Ed.rev. / Antônio Carlos Wolkmer – Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008.
Quando falamos em direito logo pensamos em leis, no presidente, nos vereadores e deputados, nos juízes em especial, enfim, tudo o que esta relacionado à democracia e as restrições que sofremos. Entretanto, devemos levar em conta que nem sempre foi assim; a palavra direito já remeteu a outras referências. Na Grécia referia à Pólis, na Idade Média à Igreja Católica e assim em outras épocas.
Como se percebe o direito nem sempre foi o mesmo, sofreu várias mudanças e aperfeiçoamentos até chegar ao que temos hoje e sofrerá mais mudanças ainda. Nessa obra Antonio Carlos Wolkmer faz toda uma cronologia das mutações nas formas de governo e no direito, relacionando-as com suas causas e conseqüências de forma muito eficiente.
O direito não foi algo feito do nada, sempre se teve por base as relações humanas e os interesses dos governantes ou mesmo do povo. Fazendo as relações entre os filósofos mais importantes de um período com pensadores anteriores e com a condição social em que vivem, o autor faz excelentes deduções da impossibilidade da neutralidade de um ser humano.
II) Quadro de referências do autor:
Antonio Carlos Wlkmer se formou em direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul em 1977. É especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1980), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992).
Professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisador do CNPq nível 1. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em