Resenha Sus
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
TÓPICOS AVANÇADOS EM NEGÓCIOS
PROF. RENATO OLIVEIRA
RESENHA CRÍTICA
Resenha da palestra sobre a Administração dos Serviços da Saúde, ministrada na Universidade Católica de Pelotas no dia 10 de março de 2015. O objetivo da palestra foi apresentar a gestão do HU, principalmente no que tange ao Sistema Único de Saúde, o SUS. Foi discutido e esclarecido as responsabilidades de cada unidade básica de saúde, unidade de pronto atendimento e do pronto socorro da cidade de Pelotas. A palestra foi dividida em assuntos, no primeiro momento o palestrante explicou o funcionamento do SUS, passando para o funcionamento das UBS e UPAS. Também discutiu como funciona a SAMU e o PS. A palestra teve duração de cerca de 01h30mim. O SUS se inicia pela prevenção, e este é o papel das unidades básicas de saúde, com os agentes de saúde que se dirigem até o domicílio das pessoas, iniciando assim o processo de prevenção de doenças. Eles verificam por exemplo, se a vacinação das crianças está em dia, e também medem a pressão arterial dos pacientes.
As unidades de pronto atendimento estão em construção, seu objetivo é o atendimento de urgência. Com relação ao pronto socorro, no momento da chegada do paciente, é feita uma triagem, para classificar a gravidade do atendimento. As cores vermelha e amarela são da classificação de emergência - corre risco de morte, a cor verde é de urgência e a cor azul é a menos grave, ou seja, é encaminhada para a unidade básica de saúde.
Com relação a SAMU, existem dois tipos de ambulâncias, que são distintas por adesivos: unidade básica e unidade avançada. A unidade básica é utilizada para casos menos graves, e tem a presença de técnicos de enfermagem. A unidade avançada tem a presença de um médico e é utilizada em casos mais graves.
Em casos mais graves, como fraturas ocasionadas por acidentes, problemas cardiológicos e neurológicos, o paciente é encaminhado para o