resenha do sus
Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistemade saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária –como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos –, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
Antes da criação do SUS, a saúde não era considerada um direito social. O modelode saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdênciasocial (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário e cuidar e promover a saúde de toda a população. OSistema constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.
Os cidadãos possuem direito ao acesso ordenado e organizadoaos sistemas de saúde, com tratamento adequado e efetivo conforme seu problema. Um atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e direitos sem ferir sua integridade física ou moral livre dequalquer discriminação. O cidadão tem responsabilidade de garantir que seu tratamento aconteça de forma adequada se comprometendo com os gestores da saúde para que os princípios anteriores sejamcumpridos.