Marketing Eleitoral
O marketing politico surgiu, em 1952 nos Estados Unidos, com o partido dos republicanos na Campanha General Eisenhower com a contração da agência de publicidade BBDO (Batten, Barton, Durstin e Osborne)e desde lá vem se modernizando, até chegar a ser o que é hoje. Então antes de começarmos a nós aprofundar totalmente no assunto Marketing Politico, iremos explicar o que é marketing, marketing politico e marketing eleitoral para melhor compreensão do conteúdo que será falado neste trabalho.
O que é Marketing? -
Segundo a American Marketing Association (AMA), a mais antiga associação com profissionais pesquisadores ligados a área de marketing, diz que “o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais (AMA,2004)”.
Já outros pesquisadores afirmam que marketing é um conceito ligado ao mercado onde pessoas realizam trocas de produtos que precisem ou desejem. Mas para a maioria dos indivíduos o marketing seria ligado totalmente a área da publicidade em como vender, divulgar e lançar um produto no mercado, o termo marketing eu diria que esta entrelaçado a varias definições, pois é um termo bem complexo que agrega vários fatores, significados e execuções juntos em apenas uma palavra: Marketing.
Marketing Politico -
O Marketing politico age da mesma maneira que o marketing, com o objetivo de efetuar trocas e relacionamentos, dessa maneira valorizando o candidato na sua campanha eleitoral, com o proposito de que ele satisfaça os desejos e necessidades do eleitorado. Concluímos que o marketing politico e bem amplo e complexo, sendo que para sua execução, precisa-se de uma analise dos outros candidatos, ver quais são seus pontos fracos e fortes, e claro ver quais as necessidades do publico, assim o candidato poderá trazer em sua campanha novas ideias e propostas mais aceitas pelo publico alvo, fazendo que