Marketing Político e Eleitoral
Marketing Político: é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato ao seu eleitorado potencial.
Significa, basicamente, saber o que pensam e o que querem os eleitores em um determinado momento.
- Marketing Político é algo mais “permanente”, está relacionado a formação da imagem em longo prazo.
- Também exige uma linha de pensamento (ou seja, uma plataforma e um projeto)
Marketing Eleitoral: consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social, de forma a conquistar a aprovação e simpatia da sociedade em um curto prazo (na época das eleições, no caso).
Pesquisa, sondagem
Televisão e Jornais
Redes Sociais (causa mais impacto na geração Y)
- A estratégia para a formação da imagem positiva do candidato inicia-se no marketing eleitoral, e é sustentada pelo marketing político.
Diferença entre Mkt. Político/Eleitoral e o Mkt. Empresarial (tradicional)
Philip Kotler (1980): Marketing “é a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”.
Marketing Empresarial (tradicional): o consumidor tem garantido a plena satisfação (na teoria). Deste modo, cabe às empresas assegurar, por seus próprios meios, o completo atendimento das necessidades e desejos de seus consumidores por serviços e produtos de boa qualidade. Caso contrário, o consumidor tem direito o código de defesa do consumidor ou tem a opção de comprar o mesmo produto por outra marca/empresa/fabricante
(permitido pela livre concorrência).
- No marketing político/eleitoral não existe essas “garantias”, muito menos o direito a troca ou devolução. No caso, se a população tiver insatisfeita, deverá esperar as próximas eleições ou se manifestar.
- Não há uma comunicação sutil, onde o eleitorado possuí opções. Exemplo: Horário Eleitoral.
- Diferentemente do Mkt. Empresarial, o cidadão é obrigado a votar.
Utilização das técnicas de Mkt. Político