Marketing Cultural e eleitoral
É o conjunto de ações de marketing que se utiliza a cultura para projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização. É um instrumento qualificador utilizado pela comunicação empresarial, por se associar a expressões e manifestações artísticas culturais. Tornar viáveis projetos culturais faz com que exista uma troca interesses entre a sociedade e a instituição. A sociedade ganha em cultura e a empresa em reconhecimento. Este trabalho tem sido muito utilizado pelas grandes empresas que além de terem um retorno financeiro apoiada nas leis de incentivo fiscal, o investimento em evento cultural fixa a imagem da marca como uma empresa atenta aos interesses da comunidade.
Exemplo
Marketing Eleitoral
O marketing eleitoral preocupa-se, com a formação da imagem em curto prazo. O fato crucial é o tempo. Assim, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo e sistemático de formação de imagem, objetivando aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na decisão de voto. Exemplo
Marketing Político
O marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato/candidata ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.
Exemplo
Portanto, a estratégia para formação da imagem positiva do candidato inicia-se no marketing eleitoral, sustentada pelo marketing político, e retornando ao marketing eleitoral forma-se, então, uma cadeia de construção crescente de imagem, ampliando o espaço político através da aceitação popular, ou seja, a diminuição do índice de rejeição do candidato/candidata.
Claudio da Silva
Daniel Balbino
Estela Calvacante
Johnny Morais
Taynná Silva