Torno
Alexandre Pereira Nº 20086381
Evolução Histórica
O torno desde antigamente vem sendo usado como meio de fabricar rodas, partes de bombas de água, cadeiras, mesas, e utensílios domésticos. Sabe-se que antigas civilizações, a exemplo dos egípcios, assírios e romanos, já utilizavam antigos tornos como um meio fácil de fazer objectos com formas redondas.
O torno mecânico é a máquina ferramenta mais antiga e dele derivaram todas as outras inventadas pelo homem.
Alexandre Pereira Nº 20086381
Evolução Histórica
Os Tornos de Vara foram muito utilizados durante a idade média e continuaram a ser utilizados até o século 19 por alguns artesões.
Os Tornos de Fuso foram criados devido à necessidade de uma velocidade contínua de rotação. Necessitavam de duas pessoas, um girava a roda, e o outro dava forma à peça.
Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, o inglês Henry
Moudslay adaptou a nova maravilha num torno criando o primeiro torno a vapor. Moudslay e Whitworth foram responsáveis por outras mudanças incorporado nos tornos da época, como o suporte para ferramenta e o avanço transversal.
Alexandre Pereira Nº 20086381
Evolução Histórica
1906: Torno já tem incorporadas todas as modificações feitas por Moudsley e Whitworth. A correia motriz é movimentada por um conjunto de polias de diferentes diâmetros, o que possibilitava uma variada gama de velocidades de rotação. Sua propulsão era obtida através de um eixo accionado por um motor, o que fixava a máquina a um local específico.
1925: Torno Paralelo. O problema de ter de fixar o torno é resolvido pela substituição do mesmo por um motor eléctrico nos pés da máquina. A variação de velocidades vinha de uma caixa de engrenagem e desengates foram postos nas sapatas para simplificar alcances de rotação longos e repetitivos.
1960: Torno Automático. Para satisfazer a exigência de grande rigidez criou-se uma estrutura completamente fechada. A máquina é equipada com