Resenha Critica-SUS
.1Autores???
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Epidemiologia e Serviços de Saúde: Os 20 anos do SUS e os avanços na vigilância e na proteção à saúde. v.17 n.4. Brasília: dez. 2008.
Membro do Comitê Editorial Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Instituto Oswaldo Cruz RESUMO
A autora traz uma versão positiva sobre o a atuação do SUS, diferente das maiorias dos autores. Ela enfatiza desde o momento da base, ou seja, desde sua legitimação 1988 até a atual data, tendo como bases transformações do perfil demográfico e epidemiológico, segundo ela, o SUS está em constante remodelação, enfrentando desafios em busca de melhorias e da resolução de problemas em busca da melhoria da qualidade de vida da população.
Todas as mudanças ocorridas na saúde devido à legitimação do SUS levaram a quebra de velhas estruturas como a visão hospitalocêntrica e também, a saúde privatista, tendo em vista que a promoção a saúde passou a ser um direito de todos garantido pela constituição de 1988. Além disso, melhorou-se o acesso a saúde devido a sua descentralização.
CONCLUSÕES:
O texto traz uma versão construtiva dos SUS, enfatizando uma proposta mais pontuada nos benefícios do que os desafios e dificuldades que o modelo de saúde enfrenta.
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PELO(A) AUTOR(A):
A autora utilizou um método comparativo ao analisar a situação atual do SUS com o período anterior a aprovação da mesma.
QUADRO DE REFERÊNCIA:
O texto teve como base alguns artigos da constituição de 1988 que trata de assuntos relacionados ao SUS, principalmente, a sua promulgação e suas propostas, porém como se trata de um texto referente a 2008, não é um texto atualizado, é necessária uma visão mais atual sobre as questões referentes ao SUS, pois o decorrer desses 5 anos o SUS teve seus avanços, seu recuos e ainda muitos desafios pela frente.
CRÍTICA DO(A) RESENHISTA:
O texto fornece