Resenha critica sus
É segundo o autor Santos (2010), a descrição minuciosa que envolve certos fatores e não apenas um. Consiste na leitura, estudo, resumo, crítica e na formulação de um conceito ou ideia de valor sobre o trabalho que está sendo analisado através de sua leitura.
Vale ressaltar que além de ser feita por pesquisadores, cientistas e professores, os alunos de nível médio podem e devem ter elevado juízo crítico através do treino diário da leitura em suas vidas.
Esse tipo de trabalho e técnica é utilizado em cursos de pós-graduação e graduação, porém, deverá ser exercitado em cursos técnicos que requerem a avaliação qualitativa e quantitativa acerca de trabalhos em sua área de estudo e formação.
Além disso, na resenha, se mostra de forma cortês a contribuição do autor (suas abordagens, teorias, novos conhecimentos, valia da obra etc).
Elogia-se nela com moderação e sinceridade, assim como critica-se com moderação e sinceridade.
A resenha deve responder a alguns questionamentos, tais como: qual o assunto; suas características e as suas abordagens; quais os saberes anteriores descritos na obra e qual o seu direcionamento; se é acessível, se é bom, agradável e aconselhamento ao público; se o conteúdo servirá ao público. Estas indagações e quesitos devem ser respondidos, também, em relação ao autor, na elaboração da resenha.
Como construir a resenha
a) Escreva o nome do autor(es), título, revista de publicação, local (cidade), volume da série, número da edição, ano e paginas. (normas da ABNT: margem esquerda e superior 3,0 cm; margem direita e inferior 2 cm; espaçamento entre linhas 1,5 cm; Parágrafo após os 3,0 cm: 1,5 cm).
Ex.: MONKEN, M.; BARCELLOS, C. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, 2005. p. 898-906.
b) Apresente o texto – situe o leitor, descrevendo em sucintas linhas todo o conteúdo do artigo
- use apenas um parágrafo;
c) Descreva a(s)