Resenha soja
Título do artigo: Soja: da produção Nacional ao escoamento dos Grãos
Autores: Tassyana Crespan Lazzarotto e Talissa Crespan Lazzarotto
Síntese do artigo:
A soja no Brasil surgiu a partir dos anos 70 com o crescimento da demanda nacional pelo óleo de soja, nesse mesmo período a soja se tornou a principal cultura do agronegócio brasileiro. Mais com a expansão do agronegócio é necessário também um crescimento na infraestrutura do escoamento do produto, apesar de serem feito investimento nesse setor, ainda há muito que melhorar, pois ainda não é suficiente.
A soja cresceu consideravelmente com isso há também uma maior necessidade de um sistema de logística e escoamento mais eficaz, pois o cultivo da soja esta se expandido para o interior ficando mais distante dos principais portos de escoamento.
A cadeia produtiva da soja é muito ampla, vai desde insumos para a produção até a chegada às fabricas ou nos portos, como passa por uma serie de transportes até os destinos finais isso termina prejudicando a competitividade, tornando seu custo de transporte alto e com isso nosso produto se torna 8 vezes mais caro do que do nosso principal concorrente.
O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil para o transporte da soja, essa predominância nesse tipo de modal se dá por ser um transporte mais rápido, mais disponível, excesso de oferta e também outro fator é a dificuldade dos outros modais (ferrovias ou hidrovias) de atender a crescente demanda.
Apesar de o transporte hidroviário ser o mais barato é o menos utilizado, pois tem grandes barreiras, e o investimento para se criar rotas fluviais é quase inexiste, já no ferroviário ainda é precário apesar de ter recebido investimentos com a privatização, esse possui maquinário muito antigo tornando um transporte lento.
No transporte rodoviário a muita