RESENHA CRITICA ANÁLISE ENERGÉTICA DA PRODUÇÃO DE SOJA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO ANÁLISE ENERGÉTICA DA PRODUÇÃO DE SOJA EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
CAMPOS, A. T. et al. Análise energética da produção de soja em sistema de plantio direto. Global Science and Technology, v. 02, n. 02, p.38 - 44, mai/agos. 2009.
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Alessandro Torres Campos é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (1995), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1997) e Doutorado em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001).
CAMPOS, A. T. Balanço energético relativo à produção de feno de “coastcross” e alfafa em sistema intensivo de produção de leite. 2001. 236f.
CAMPOS, A. T, Balanços energéticos agropecuários: uma importante ferramenta como indicativo de sustentabilidade de agroecossistemas. Ciência Rural, v. 34, p. 1977-1985, 2004.
2 RESUMO DO ARTIGO
O artigo é dividido em: resumo; abstract; introdução; material e métodos; discussão dos resultados; Tabela 1 (única do artigo); conclusão e referências.
Na primeira parte o autor resume de forma bem abrangente e em poucas palavras o assunto do artigo, citando alguns índices obtidos na pesquisa.
Na introdução ele descreve as principais causas do impacto ambiental ao se utilizar implementos agrícolas, e a importância em viabilizar sistemas de produção sustentáveis e energeticamente eficientes, citando o texto de Alvim (2007) que diz:
Há maior produtividade e competitividade no SPD, sendo o sistema mais indicado para desenvolver uma agricultura mais sustentável, por conservar os recursos naturais, além de proporcionar maior eficiência econômica quando comparado ao sistema convencional de produção.
Ainda na introdução, o autor afirma que é possível reduzir mais de 50% da energia requerida nas preparações de solo, plantio e colheita em sistemas reduzidos, se comparado ao sistema de produção convencional que utiliza o arado.
A produção agrícola