RESENHA JO O
CURSO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
RESENHA
BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL
JOÃO CARLOS FILETI JUNIOR
PIRACICABA
ANO 2015
Os principais biocombustíveis no Brasil são o biodiesel e o etanol. Em 1970, quando teve início o programa chamado de Proálcool. Em meio à crise do petróleo mundial, o etanol foi a alternativa econômica encontrada como combustível. O Proálcool foi o principal programa de incentivo à produção de etanol no país. Já o biodiesel teve sua maior experiência na região nordeste por meio do cultivo da mamona, entretanto, a mamona não se adaptou muito bem à região, em função de suas condições edafoclimáticas. Assim, a principal matéria-prima do biodiesel está sendo a soja, proveniente da região Centro-Oeste.
O biodiesel pode ser produzido a partir de oleaginosas, além de matérias-primas alternativas, O etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, e pesquisas vêm sendo realizadas para que o milho também sirva de matéria-prima para sua produção.
Atualmente, o país produz aproximadamente dez bilhões de litros de etanol por ano. A produção de cana-de-açúcar no país cresceu muito e a instalação de usinas sucroalcooleiras deu um salto enorme, tanto que nos últimos anos carros vem sendo fabricados para receber esse combustível.
FONTE: http://www.brasilescola.com/geografia/biocombustiveis-no-brasil.htm
Faculdade de TECNOLOGIA DE PIRACICABA
CURSO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
RESENHA
PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL
JÉSSICA DE ANDRADE AZEVEDO
PIRACICABA
ANO 2015
O Brasil criou em 2004 o programa nacional do biodiesel, coordenado por uma comissão que envolve mais de 10 ministérios, chefiada pela Casa Civil. Produzido a partir de matéria-prima renovável, como soja, girassol, mamona e gordura animal, o biodiesel pode substituir derivados do petróleo em motores de veículos ou geradores.
As usinas do Estado, inauguradas a partir de 2007 em razão do incentivo criado pelo governo federal