RESENHA SOBRE O TEXTO: A UNIVERSIDADE E AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: A PROPOSTA NEOLIBERAL
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICA
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA
PROFESSORA:
ACADÊMICO (A):
RESENHA SOBRE O TEXTO: A UNIVERSIDADE E AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO: A PROPOSTA NEOLIBERAL
*Nome
KUENZER, Acacia Zeneida. A Universidade e as mudanças no mundo do trabalho: A proposta neoliberal.
A recente mudança no mundo do trabalho, notada na relação entre a concentração crescente de capital e a exclusão proveniente da mundialização do capital, trazem consequências significativas na educação.
A função do Ensino Superior era formar superiores com a capacidade de atender à demanda crescente de uma produção cada vez mais abrangente, em todos os setores da economia. As profissões eram extremamente limitadas.
A formação superior era tida como inicial e final, a especialização garantia estabilidade, sem haver necessidade de continuidade do aprendizado, simplesmente se abrangia o necessário para o trabalho em si e conclusão de sua formação.
Ao sair da formação Superior, o profissional garantiria um emprego em seu setor, e se nele se fizesse destaque, garantiria estabilidade, sem necessidade de quaisquer tipos de atualizações ou especializações diversas, mesmo que fosse para acompanhar as mudanças gradativas.
As tarefas começaram a ser simplificadas, dessa forma maior é o nível de conhecimento exigido do superior. Automação, novos equipamentos e formas de trabalho exigem conhecimento especializado e centrado.
A formação profissional passa a exigir que o superior saiba lidar com o desconhecido, com a incerteza. Exige respostas rápidas a problemas imprevistos.
Com essa nova formação espera-se profissionais não robóticos, dos que apenas fazem as tarefas pré-determinadas e da forma como lhe foi instruído. Esperam-se superiores capazes, com autonomia do pensamento, onde ele próprio tome suas decisões eticamente e venha a lidar com os resultados.
São essas novas características que vão decidir a