Resenha do texto a universidade e as mudanças no mundo do trabalho: a proposta neoliberal
KUENZER, Acácia Zeneida. A universidade e as mudanças no mundo do trabalho: A proposta neoliberal. Chapecó: Argos, 2005.
Acácia Zeneida Kuenzer possui graduação em pedagogia, mestrado em educação e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação e trabalho, educação tecnológica, formação de professores e ensino médio.
O texto aborda as mudanças no mundo do trabalho, como uma vez quem possuía um curso superior tinha seu espaço no mercado de trabalho reservado. Hoje as coisas já não funcionam dessa maneira, influenciados pelo modelo de Taylor, é exigido muito mais organização e divisão das funções.
Hoje é exigido muito dos profissionais, além de dominar o assunto da sua graduação, são necessários cursos, especializações, facilidade para se relacionar com os diferentes, saber resolver problemas inesperados e com as pressões do dia a dia.
Apreciação crítica:
O mundo cada vez mais evolui, e os profissionais de todas as áreas precisam evoluir junto para que aja um acompanhamento. É exigido pensamento lógico e senso crítico, além de dominar o conhecimento da sua área de atuação, é preciso conseguir resolver qualquer problema que possa vir a surgir.
O MEC vem com a proposta de diminuir as cargas horários dos cursos, o que é contraditório com o que se exige hoje em dia. Se o mercado de trabalho pede que cada vez aja mais especializações, que o profissional domine tecnologias e que esteja sempre atualizado sobre os assuntos. Que consiga trabalhar de diversas formas e com diversos assuntos que possam surgir, é necessário cada vez mais estudo e não menos.
Não acredito que seja necessário aumentar a carga horária dos cursos superiores e de extensão, mas que permaneçam iguais, entretanto, que mudem a grade curricular, para