Souza cruz
1. Apresentação da empresa
Fundada pelo imigtante português Albino de Souza Cruz, em Abril de 1903, no Rio de Janeiro, a Souza Cruz atua em todo o ciclo do produto, desde a produção de sementes, até a fabricação e a distribuição de cigarros. A companhia conta com mais de 40 mil produtores integrados no Sistema de Produção, por isso aposta no sistema de sustentabilidade, que é uma forma de se manter a longo prazo. É um dos maiores grupos empresariais do Brasil e líder absoluta no mercado nacional de cigarros, com destaque na produção e exportação de fumo. A Souza Cruz é controlada pela BAT- British American Tobacco, segundo maior grupo econômico no mundo no setor de cigarros, que detém 75,3% de seu capital acionário.
A indústria de cigarros produz, no mundo, cerca de 5,4 trilhões de unidade por ano. O Brasil é o maior mercado latino-americano do produto, com consumo correspondente a 42% do total vendido na América Latina. Contemplando uma operação em nível Brasil, a Souza Cruz atende cerca de 260 mil clientes com fluxo diário de mais de 280 milhões de cigarros, e ainda, com processamento aproximado médio de 47 mil notas fiscais por dia. Isso faz da sua operação de venda e logística uma das mais importantes e respeitada empresa da América Latina. Possui duas fábricas no país: Cachoeirinha (RS) e Uberlândia (MG); e quatro usinas de processamento: Santa Cruz do Sul, Blumenau, Rio Negro e Patos.
A Souza Cruz possui seis das 10 marcas de cigarros mais vendidas no país, lidera todos os segmentos do mercado, sendo que as marcas campeãs de vendas da companhia são: Derby, Hollywood, Free, Dunhill, Lucky Strike e