Souza Cruz
A Souza Cruz é uma companhia centenária, fundada em 1903 e líder nacional do mercado de cigarros. Atuando em todo o ciclo do produto, desde a produção e processamento de fumo até a fabricação e distribuição de cigarros, a empresa atende diretamente a cerca de 300 mil varejos em todo o País, além de chegar a quase cinco mil municípios. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo a organização, 1,2 bilhões de pessoas no mundo são fumantes; 4,9 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do tabagismo e casos mantidos os índices atuais de expansão do consumo de tabaco, o número de mortes será elevado para 10 milhões ao ano em 2030, sendo a metade dessas mortes de pessoas em idade produtiva (35 a 69 anos). A adoção de comportamentos e práticas socialmente responsáveis constitui objeto permanente da assessoria de relações públicas da Souza Cruz, que tem consciência da vulnerabilidade da marca, em virtude dos possíveis malefícios que seus produtos podem ajudar a causar. Há um impasse intrinsecamente articulado a esse processo de mediação: ao mesmo tempo em que a empresa visa ao fortalecimento da imagem de seu produto, o tabagismo é a segunda maior causa de mortes no mundo.
O Brasil é um dos maiores produtores de tabaco do mundo. Praticada em regime de cultivo familiar, a cultura do tabaco requer trabalho intensivo, além de utilizar grandes quantidades de agrotóxicos e de lenha, consumida nas estufas de secagem. A grande necessidade de lenha e o uso dos agrotóxicos implica na devastação de mata nativa e na contaminação ambiental em alimentos, solos e águas.
A Souza Cruz não divulga os malefícios que podem afetar os pequenos produtores de fumo como a Doença da Mão Verde. Trata-se de uma doença causada pela absorção de nicotina pela pele através do contato com as folhas verdes e úmidas do tabaco, cujos sintomas são: náuseas, vômitos, fraquezas, cefaléia e tontura,