Atps
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Serviço Social
ATPS
Prof.ª Zuleica Maria da Silva
2° Etapa
SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP.
2012
MÁCIA SIQUEIRA FREIRE COSTA
QUESTÃO SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO
Este trabalho foi desenvolvido através do texto Questão Social Frente ao Fortalecimento do Capitalismo em uma resenha da interpretação do grupo
SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP.
2012
Este trabalho tem como propósito, contribuir para a discussão sobre o fenômeno social do desemprego, qual resulta-se das contradições do sistema capitalista, considerado aqui como um dos impactos frente ao projeto neoliberal, e concomitantemente compreender o papel do Assistente Social frente à complexidade do sistema, especificamente diante do conflito entre capital e trabalho.
Para a construção dessa temática, fortalecendo o debate, utilizamos participação de vários autores quais compartilham dessa teoria e expressam a crise do trabalho, bem como suas repercussões que atinge o trabalhador e a própria profissão do serviço social.
Considerando a trajetória do Serviço Social, esse debate visa esclarecer as defesas e ousadias que este deve possuir no mercado competitivo, buscando alternativas e escolhas para enfrentamento da questão social no modelo capitalista de produção que tem como premissa o projeto neoliberal.
Questão Social frente ao Fortalecimento do Capitalismo
Mudanças e questões sociais:
As metamorfoses ocorridas no mundo do trabalho têm repercutido de forma direta nas relações entre capital e trabalho, sendo essas desenvolvidas como forma de superar as crises do capitalismo e dar continuidade ao processo de acumulação do capital. Nesse sentido, a classe trabalhadora é atingida com a precarização do trabalho, além de gerar o aumento das expressões da questão social. Diante dessa realidade, caracterizada pelo modelo