Resenha sobre o filme "Fotógrafo de Guerra"
Arquitetura e Urbanismo
Fotógrafo de Guerra
Resenha sobre o filme
Belo Horizonte
Novembro de 2013
Rafael da Silva Moreira
FOTOGRAFIA
1
Fotógrafo de Guerra (War Photographer)
Título: War Photographer ( Fotógrafo de Guerra)
Direção: Christian Frei
Estrelando : James Nachtwey, Christiane Amanpour, Hans-Hermann Klare ,Christiane
Breustedt, Des Wright, Denis O'Neill
Gênero: Documentário
Ano: 2001 - 96 minutos
O filme documentado "War Photographer", como intitulado no original, retrata o cotidiano de James Nachtwey, um dos fotógrafos mais renomados da atualidade no seu trabalho em retratar o ambiente de guerra e as consequências drásticas deixadas por onde houve os conflitos.
Trabalhando com uma imersão imediata nas áreas de conflito o
fotógrafo traz em suas obras uma proximidade extremamente sensível, que toca a nós expectadores trazendo a sensação desoladora de um ambiente destruído pela guerra e a dor de perda dos sobreviventes.
Através do depoimentos de amigos e profissionais convidados à participar do filme temos uma visão próxima e humanizada do fotógrafo através do olhar de pessoas que conviveram de alguma forma com ele. Considerado uma pessoa extremamente calma e solitária (pelo fato de sempre estar em campos de guerra pelo mundo) e apaixonado pelo seu trabalho James, chamado carinhosamente pelos amigos de "Jim" costuma dedicar-se integralmente ao oficio pelo qual se apaixonou, fotografar a guerra e proporcionar a milhares de pessoas esta experiência.
O fotógrafo busca em seu trabalho, trazer à tona a realidade existente por de trás da guerra, percebe-se através de suas fotografias a receptividade por parte dos fotografados mesmo em um momento de enorme dor, talvez por confiarem a ele o dever de mostrar a realidade ao mundo, e assim, sem invadir de forma explicita o espaço de quem é fotografado ele busca levar a todos as marcas da guerra, pois acredita acima de