Resenha- cidade de deus
O filme mostra o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus entre as décadas de 1960 e 1980, nos apresenta o Brasil visto através do mundo da favela, apresenta a vida na mesma como de fato ela é a violência, as fortes cenas de criminalidade, uma verdadeira guerra civil, onde crianças se sentem orgulhosas em cometer crimes. Podemos observar isso no personagem de Dadinho depois Zé Pequeno e seus comparsas que desde criança apresenta uma personalidade cruel, uma dura realidade social brasileira. Buscapé outro personagem do filme é quem narra à história de Zé pequeno e de diversos outros personagens, todos apresentados através de seu ponto de vista. É um menino pobre, negro, muito sensível e bastante amedrontado com a ideia de vir a transformar-se num bandido, mas também, suficientemente inteligente para resignar-se a fazer trabalhos muito duros. Buscapé cresceu num ambiente bastante violento. Apesar de "o mundo estar contra ele", descobre que pode ver a vida com outros olhos: os de um artista. Acidentalmente, torna-se fotógrafo profissional, e liberta-se.
Buscapé não é o verdadeiro protagonista do filme: não é o único que faz estória acontecer, não é o único que determina os fatos principais. No entanto, não somente sua vida está ligada com os acontecimentos da estória, mas também, é através da sua perspectiva que entendemos a humanidade existente, em um mundo aparentemente condenado por uma violência infinita.
Desde que nascem os moradores da Cidade de Deus convivem com outros criminosos. Sua família, seus vizinhos, seus amigos, enfim, a grande maioria são bandidos e assassinos. À medida que vão crescendo, eles vão tomando o caminho do crime, da violência, do tráfico, e se tornando cada vez mais violentos. O filme mostra cenas chocantes como mortes violentas, crianças marginais, entre outros. São cenas fortes baseadas em fatos reais. É interessante olharmos o filme e vermos como é a vida de quem morava na Cidade de