Resenha Crítica Filme Repórteres de Guerra
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E DA EDUCAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN DE PRODUTO
CAINÃ NAZÁRIO COSTA
RESENHA CRITICA DO FILME REPÓRTERES DE GUERRA
João Pessoa-PB
Novembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E DA EDUCAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN DE PRODUTO
CAINÃ NAZÁRIO COSTA
RESENHA CRITICA DO FILME REPÓRTERES DE GUERRA
Resenha critica apresentada ao professor Kleber da Silva Barros, na disciplina de fotografia.
João Pessoa-PB
Novembro de 2012
Repórteres de guerra
Steven Silver
É um filme que retrata com detalhes um momento da história da África do Sul e dos debates éticos em torno do fotojornalismo de cobertura de violência extrema, “repórteres de guerra” começa com a entrevista de Kevin Carter, um fotojornalista ganhador do famoso premio Pulitzer, onde a repórter pergunta a ele. O que faz uma boa fotografia? Em seguida ele pensa um pouco e fica como se procurasse uma resposta ideal, é neste momento que a cena é cortada e o filme verdadeiramente começa, deixando assim a resposta desta pergunta para o telespectador responder ou até mesmo para que no final do filme ele possa ter uma opinião formada.
No decorrer do filme pode se observar que são abordados diferentes fatores culturais e sociais, devido à profissão que os protagonistas exercem, mas não só por isso, mas também da forma como eles a exercem, trazendo assim diversas questões que levam o telespectador a pensar e até mesmo criticar. O fotojornalismo a ser abordado no filme foi pra sua época o primeiro a demostrar de maneira tão aberta a violência, acarretando inúmeras criticas impostas pela população contemporânea.
Uma das questões mais importantes que o filme aborda é se o fotografo que está eternizando um momento único pode tomar partido do acontecido, ou ele é um mero espectador que enxerga pelas suas lentes a realidade, esperando a hora