Resenha sobre o filme "El Método"
FILME “EL MÉTODO”: UMA ELABORAÇÃO DO MÉTODO DE SELEÇÃO GRÖNHOLM
Rio de Janeiro
MAIO / 2014
PROFESSORA: ROSANE INNOCENZI
DISCIPLINA: PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES I
ALUNAS:
CLAUDIA FERREIRA MELO
JACIRA BENTO DA COSTA
MARIA CATERINA PUDDU
MARIA DAS GRAÇAS BORGES DOS SANTOS CAETANO
MARIA VIVIANE FERNANDES MARTINS
FILME “EL MÉTODO”
É um filme de 2005, com direção de Marcelo Piñeyro, classificado como drama. É uma coprodução espanhola, italiana e argentina, que resultou na composição de uma trama forte, interessante, que aborda várias questões organizacionais, sociais e psicológicas, que serão analisadas ao longo desse trabalho.
A TRAMA
O filme relata o encontro de sete candidatos para um cargo de alto nível em uma grande empresa, enquanto as ruas de Madri são tomadas por protestos contra a globalização, originados por um evento que reúne vários países do mundo exatamente na capital espanhola. O protesto é o pano de fundo desta história que se desenrola toda dentro de uma sala na qual alguns candidatos ficam na espera de ser selecionados para uma posição de alto nível em uma multinacional.
Entre os participantes há uma tensão palpável e uma atmosfera de forte competição. Os sentimentos de desconfiança aumentam quando os candidatos descobrem que estão reunidos para a mesma razão e que, para avaliá-los, será utilizado o “Método Grönholm” (que a maioria desconhece, mesmo tendo assinado um termo de compromisso que autoriza a empresa a utilizar esse método com os candidatos), uma estratégia adotada nos Estados Unidos para avaliar os recursos humanos, que consiste em trancar esses indivíduos e colocá-los diante de alguns tipos de provas para que a empresa consiga, no final deste processo, o candidato mais adequado para a vaga. Logo os candidatos são colocados um contra o outro, em um desafio psicológico que se resolverá apenas no último