Resenha sobre a tecnologia
Nazareth S. F. Maria.
Zilda F. C. Maria.
Palavra e imagem: leituras cruzadas
Belo Horizonte: Autêntica; 2001; 2º edição.
Palavra e imagem: Leituras cruzadas
Vivemos hoje em um mundo tecnológico, o que nos facilita em grande parte das coisas.
A leitura é umas dessas facilidades, que temos hoje devido à tecnologia, com a internet livros são impressos e baixados mais vezes do que se vai a uma biblioteca pegar um livro para ler. Não que a pratica de se baixar livros da internet seja errado, mas algumas pessoas acreditam que com isso os livros em si não teram mais seu valor.
O mundo tecnológico é assim: as coisas evoluem. E estão evoluindo cada vez mais e mais, o livro passou por esse processo de mudança, de evolução o que antes eram papiros e pergaminhos rolos que serviam como livro, agora se vê em uma tela e é só clicar para se obter um. Antes mesmo de se obterem esses tipos de papeis para a escrita e comunicação, escrevia-se em paredes, desenhando animais e traços que era uma forma de se comunicarem na época, que é a pintura rupestre. E que é considerada uma forma de livro por haver uma narrativa e mesmo não tendo uma historia no que se foi desenhado, “estes textos chegam ate nós como texto histórico”.
A necessidade de registrar tanto o conhecimento quanto os sentimentos do homem fez-se nascer o livro. Tendo de inicio como a primeira forma a manuscrito, eram utilizadas tabuas de argila, o homem vai se adaptando conforme a época em que vive e muda quando sente necessidade da mesma.
O papiro era feito de um vegetal que possui o mesmo nome foi a primeira forma de se registrar a escrita, o pergaminho era feito de pele de carneiro, foram formas que o homem encontrou no seu período de sobrevivência, para registrar coisas que ele achava de sua importância, dando origem ao que sem ele não tem como haver uma cultura em sociedade o livro.
Gutenberg foi o criador da tipografia, que permitiu que o primeiro livro fosse impresso no ano de