Resenha sobre tecnologia de concreto
O artigo é a descrição detalhada de experimentos e estudos de concretos confecionados com agregado reciclado de telha (ART), que tem por objetivo obter maiores resistências à compressão. Estes estudos foram feitos a partir da produção e análise de corpos de prova feitos com o ART e com agregados graúdos com a dimensão máxima variada, visando assim observar e tirar conclusões sobre as implicações que esta diferença na dimensão máxima produz na resistência deste concreto.
O autor inicia o texto do seu artigo afirmando que o desenvolvimento sustentável exige mudanças nos processos de produção e nos hábitos de consumo da sociedade e apresentanda o panorama a respeito do consumo de energia na produção e utilização dos edificios no Brasil, e apresenta o dado de que cerca de 50% das fontes de energia produzidas pelo país é consumida nos processos de iluminação, comunicação, aquecimento, resfriamento e bombeamento e em seguida defende que em sua opinião a melhor forma de energia renovável é a energia economizada.
Sendo assim, a construção civil está inserida neste problema, uma vez que a atividade inerente a categoria é uma das maiores consumidoras de recursos e matérias primas do planeta, tendo, somente no Brasil, mais de 210 milhões de toneladas de agregados consumidos na produção de argamassas e concretos.
A partir deste cenário, o autor introduz neste contexto, o agregado cerâmico reciclado ou agregado reciclado de telha, oriundo dos residuos da fabricação de telhas e que não tem uma destino formal sendo assim considerado um residuo degradante do meio-ambiente. O emprego deste material na produção do concreto é o principal objeto de estudo do artigo.
Uma vez revelado o objeto de estudo, o artigo apresenta e descreve os experimentos que pretendem solucionar problemas que o emprego deste tipo de agregado na produção de