Resenha sobre Um Ensaio sobre a Cegueira
Professor Lauro Take Tomo Veloso
São José Dos Campos, 03 de Setembro de 2014.
Ensaio sobre a Cegueira narra a história de uma misteriosa epidemia de cegueira. O filme começa de uma forma inusitada; No meio do transito um homem perde a visão sem nenhum motivo aparente. Um fato curioso é que a cegueira que para muitos é a imersão na escuridão, no filme é ao contrário; o indivíduo ao ficar cego mergulha numa espécie de luz, tão forte que ele não consegue enxergar a não ser uma imensidão branca.
O desenrolar das ações no filme são frenéticas, o primeiro a ficar cego é ajudado por um homem que o leva para a sua casa, em seguida sua esposa o leva para um oftalmologista, o contagio se dá dessa forma. Todos que tiveram contato com o homem ficam cegos menos a mulher do oftalmologista protagonizada pela atriz Julianne Morre , que por nenhuma explicação aparente, não é afetada pela epidemia mas finge estar cega para ficar junto com seu marido.
Á medida que a doença se espalha, começa o pânico que contagia toda a cidade, e todas as pessoas que apresentaram a cegueira branca são colocadas em quarentena em um velho sanatório desativado e nele que o filme mostra até onde vai o caráter e moral de cada indivíduo.
A convivência entre eles em primeiro momento é pacífica, todos ajudam uns aos outros como podem, liderados por essa mulher que não está cega. Até o momento que outros “contaminados” chegam ao hospício. Os recém chegados tomam o “poder” e exige que as outras pessoas lhe deem o que tiver de valor para que possam receber comida.
Porém, quando os pertences de valores acabam, as mulheres são obrigadas a ir até a ala dos “bandidos”, onde são molestadas sexualmente em troca de comida, uma das cenas mais chocantes do filme.
Depois de muito abuso a personagem de Julianne Morre, mata o chefe dos exploradores e causa um incêndio no sanatório e as pessoas conseguem fugir com a