Resenha sobre said
ELISA SILVA MENEZES
Resenha sobre Edward Said
Este texto em o objetivo de observar algumas das principais ideias de Edward W. Said em seu livro Orientalismo inserindo o autor dentro do campo das Ciências Sociais. Apesar de ser definido como crítico literário, ele contribui para o estudo da cultura especialmente com sua critica à forma de pensar a alteridade e as relações de poder presentes nos discursos literários e científicos. Considerando a análise de José Guilherme Merquior a respeito do pós estruturalismo, considero a obra de Said dentro do discurso desconstrucionista, pois sua maior preocupação é com a denuncia de uma estrutura cultural a serviço de uma dominação ocidental através da construção de um Oriente. Enfim, pretendo por meio de traços básicos da teoria de Said como o pensamento desconstrucionista pode ser considerado dentro da pesquisa antropológica.
O pós estruturalismo pode ser visto como um neo-estruturalismo por adotar uma perspectiva mântica, ou seja, de buscar sentidos escondidos que são quase adivinhados pela mente do pesquisador. No entanto, em vez da preocupação maior ser delinear a forma que as estruturas de significados tomam, os pensadores desta corrente estão preocupados em ver quais são as forças que põe cada elemento em seu lugar. De Nietzsche viria a base filosófica do desconstrucionismo, não seria a razão que dá sentido os signos e sim a força e a diferença. Uma forte marca dessa forma de pensar pode ser encontrada na obra de Derrida sob o conceito de différance, a diferença de força define as representações do discurso. Sempre presente nos autores pós estruturalistas está a idéia de que não é alcançável uma realidade concreta e objetiva dos símbolos e que estes tem de ser entendidos a partir dos interesses envolvidos.
Pensar a cultura como uma estrutura de signos sem referentes externos a própria estrutura ganha dinamismo com a negação de outro traço importante do estruturalismo que é