História
Em O poço do Visconde, o escritor retoma o tema da exploração de petróleo em um texto cujo público-alvo é infantil; no entanto, antes de apresentar ali seus questionamentos sobre o assunto, Lobato explica aos seus pequenos leitores o que é a ciência chamada Geologia e qual é o seu objeto de estudo. O autor o faz através do Visconde de Sabugosa, que se coloca diante de uma pequena platéia arrumada como alunos em sala de aula:
– A Geologia é a história da Terra. Tudo que aconteceu desde o nascimento desse nosso planeta se acha escrito nas rochas que o formam. A Terra é uma rocha, uma bola de pedra.
(...) A Terra começou, portanto, sendo uma boleta de fogo no espaço (...) e foi se resfriando (...) porque a tendência “do calor é resfriar-se”. (idem, p. 9)
Páginas adiante, o autor explica o processo de erosão, o que são rochas sedimentares; tece considerações sobre pressão, cimentação e metamorfismo e, ainda explica o que são fósseis. A partir daí, começa sua explanação sobre a origem do petróleo.
– As rochas são túmulos de vidas passadas. Nelas encontramos fósseis de plantas e animais que levam os geólogos a mil conclusões sobre a história da Terra. (...) Nas escavações para petróleo os geólogos encontram restos fósseis de animálculos e de plantas marinhas – como as diatomáceas, algas de células