Resenha sobre Livro 'A condição de estudante: a entrada na vida universitária.'
A transição ensino medio - superior é delicada , altos indices de fracasso indicam isso , talvez pelo fato de ser um ensino que se dirige a adultos porem ha uma entrada de estudantes com características extremamente diversas, muitos são novos estudantes e ingressam na universidade dois ou três anos após terem concluído o ensino medio, devido às várias tentativas que fizeram para entrar em outras universidades ou a uma escolaridade acidentada por diversas reprovações.
Há também um elevado número de estudantes que trabalham e, ainda, aqueles que retomam os estudos após vários anos de interrupção, que são, em média, nove anos mais velhos que os demais.
O estudante precisa adaptar-se a um novo mundo , esse processo de transição entre vida de aluno do ensino medio e estudante universitario , com isso o autor divide esse processo em etapas:
* O tempo de estranhamento , No qual o estudante entra em um universo desconhecido cujas instituições rompem com o mundo familia que ele acaba de deixar.
* O tempo de aprendizagem , No qual ele se adapta progressivamente e onde uma acomodação se produz.
* O tempo de afiliação , No qual ele aprende a manejar as regras e regras adquire a capacidade de interpretalas ou transgredilas.
Algumas rupturas causam impactos na adaptação do aluno , um deles é emocional , A solidão é um sentimento geral entre os novos estudantes, como exposto por uma aluna entrevistada: “Todo mundo se cruza, mas ninguém se fala, ninguém se conhece, estamos verdadeiramente sós.”. De certa forma isso é reflexo do insuficiente capital cultural da nova classe de alunos que têm adentrado à universidade.
Muitos deles são estudantes provenientes de camadas populares e enfrentam imensas dificuldades de leitura, interpretação, escrita e até mesmo de entender o vocabulário dos professores que para alguns é 'extraterrestre'.
A dificuldade de concentração , muitas vezes pela